28 setembro, 2011

Experimenta Design ’11

Embora já tenha falado anteriormente noutros posts, começa hoje oficialmente a Bienal Experimenta Design ’11.
Este ano a ExD’11 convidou o bispo do Porto D. Manuel Clemente, o historiador e teólogo D. Manuel Clemente, o primeiro dignitário da Igreja Católica a receber o Prémio Pessoa em 2009,  para inaugurar o plano de  "Conferências de Lisboa", agendadas para o Cinema São Jorge.  A organização pediu ao autor de “Portugal e os Portugueses” para falar sobre “a utilidade” e a “não utilidade” no século XXI, alguém fora da "aérea criativa", com uma visão diferente do termo “uso” o tema escolhido para o evento deste ano, aso invés de um designer ou outra personalidade do meio criativo.


Conferências a não perder ( Cinema de São Jorge )  
Heath Shaw (29 SET às 15h)  especialista na área do design cénico, e Marcel Wanders, designer de produto e interiores, fundador e director de arte da empresa de mobiliário Moooi, de recordar que  "Wanders raramente dá conferências para o grande público" - a não perder.

Sulki & Min (30 SET às 15h), uns designers gráficos coreanos com uma grande sensibilidade para padrões e formas, e que participou no início da década num projecto de investigação sobre a identidade cultural da cidade belga de Leuven e que tem ainda trabalhado na área do design experimental.

Fernando Brízio (30 SET às 16h), professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, designer de produto e artista, que tem exposto trabalhos em eventos e espaços como o ModaLisboa ou a discoteca Lux e é um dos designers portugueses com mais visibilidade noutros lados do mundo, com um trabalho de cerâmica invejável, e com uma exposição também na EXD’11 (“Desenho Habitado” 29 Set-27 Nov no Palácio Quintela).

Michael Rock (1 OUT às 15h) fundador do 2x4, colectivo multidisciplinar focado no design aplicado à arte, arquitectura, moda e cultura, com uma lista de clientes que inclui empresas como a Prada e a Nike.

Marcelo Rosenbaum  (1 OUT às 16h), metade da dupla do estúdio de design brasileiro Rosenbaum que, como explicam no seu site, têm por princípio o conceito de Morar, que tem por valores a conexão, identidade cultural, cultura popular, memória e inclusão.

Open-talks  
As open-talks vão acontecer no Antigo Tribunal da Boa Hora, Baixa-Chiado, e todos são convidados a intervir. A não perder, conversa sobre Design Do-it-Yourself com Hans-Ulrich Obrist, o curador e crítico de arte suíço que realizou o recente documentário “The Future of the Art” (2010) que vai moderar a conversa (1 OUT às 11h), juntamente com os convidados  Thomas Lommée e Enzo Mari. Para quem possa ir, isto é imperdível!

Exposições  
Sidelines (30 SET-27 NOV em vários locais) explora o modo como as colecções se vão alterando com o tempo, tornando objectos outrora banais em peças de colecção de grande valor. Trata-se de um conjunto de colecções que vão estar expostos em vários pontos da cidade escolhidos a dedo (consultar programa), recolhidos de curadores, coleccionadores, crianças e até animais: “Entre outras, vai incluir um espólio de capas de álbuns em vinil obsessivamente coleccionadas, um acervo de revistas construído ao longo de vários anos, um acarinhado conjunto de vernizes de unhas e uma série de paus farejados e descobertos à custa de muito empenho”.

Utilitas Interrupta  (1 OUT – 27 NOV em vários locais) Um índice infraestrutural de ambições por cumprir dedicou-se a analisar infraestruturas que por vários motivos já tiveram um grande peso na sociedade e que foram esquecidas pelo tempo. Chamam-lhe “cicatrizes” gravadas na paisagem por terem noutros tempos exigido imenso esforço e estarem hoje escondidas apenas como monumentos de memórias.

Vão também estar espalhadas pela Praça da Figueira intervenções urbanas sob o tema “Useless”, de estúdios de design convidados: Conditional Design – Luna Maurer & Roel Wouters (NL), Lust (NL), Sulki & Min (KR), Fréderic Technner (FR), Studio Myerscough (UK), com curadoria pelo  estúdio R2.

Para consultarem o resto do programa visitem o site da ExD’11.




2 comentários:

  1. já tinha ouvido falar ^^ no ano passado, na minha cadeira de design, tive de projectar um cartaz para o evento :) obrigado por desenvolveres o tema, é sempre bom econtrar pessoas que tenham conteúdo de design no seu blog :) sigo !
    Beijinho * Monstros no Armário

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida de louvar o facto de teres a tido a preocupação de divulgar este evento! Eu compareci e tenho-te a dizer que foi uma experiência extremamente positiva!
    cumprimentos de uma amante da arte para outra ;)
    Boa sorte com o blog!

    ResponderEliminar